12 de julho de 2013

Despedidas e acertos

Aqui no Japão, praticamente tudo tem música de encerramento. Eu nunca procurei saber por que. Só me lembro de perguntar quando ouço o tal tema de encerramento e, normalmente, não tem nenhum japonês do meu lado para, quem sabe, solucionar a dúvida. Além disso, com o tempo, aprendi a deixar de fazer perguntas no Japão, porque é assim que nos treinam a viver num mínimo de conforto aceitável em termos de convívio.


Nem sempre é a mesma música. Acho que cada lugar escolhe uma música melancólica, algo no ritmo de um andante... Mas sempre sinto vontade de chorar. Lembro de uma vez em que peguei um barco para Niijima, para acampar por três dias. Quando estava chegando na ilha maravilhosa, com o sol nascendo, começa a tocar a música e, imediatamente, quando mal havia chegado, já carregava o sentimento do fim e da despedida. Levou alguns minutos até que o sabor do mar e do verão levassem embora a ideia de que aquilo iria, em breve, acabar.

Outro dia ousei ficar na biblioteca central da universidade onde estudo, a Waseda, até a hora de fechar e, surpresa, descubro que a biblioteca também tem música de encerramento. Logo me critiquei: "Óbvio! Se o ferry tem, por que um prédio oficial da universidade não teria?". Mas em seguida veio a tristeza profunda: era uma das minhas músicas clássicas preferidas, Pachelbel , Canon (ok, lugar comum, eu sei). Fiquei imaginando: poxa, agora essa música vai ficar carregada de sentido, saindo do status de neutralidade "eu gosto dessa música". Toda vez que ouvi-la, vou me lembrar de algo acabando no Japão!

Julgamento feito, julgamento debatido, julgamento superado: todas as músicas são carregadas de alguma lembrança! Dependendo da música, há várias passagens dinâmicas! Por algumas músicas, tenho algo que beira a obsessão e nunca deixei de ouvi-las. Ganharam, portanto, significados diversos com o passar dos anos. Quem sabe não seja o mesmo com Pachelbel...

Coincidência feliz que ela tenha ficado carregada de despedida, pois é um momento de despedidas. Algumas quase subliminares, outras muito significativas. 

3 comentários:

pululante disse...

o lado bom das despedidas é que elas costumam vir acompanhadas de boas-vindas :)

Gigi disse...

^ Concordo! Depois de sair do Japão vc não vai cair num buraco negro -- vai voltar para um lugar onde será acolhida pela família e pelos amigos, e onde ainda por cima fará um tanto mais de amigos novos! :)

Maybi disse...

Siiiim!!!! ^^
Meninas, obrigada pelo apoio dos mais diversos tipos, sempre!