29 de dezembro de 2010

Chegando e saindo do Brasil para estudar

Um ano de intercâmbio em Portugal regado a novas amizades, aventuras e mochilões renderam-me, além da impagável experiência de viver fora, ótimos anos pós-intercâmbio. Depois de ser recebida por amigos e amigos de amigos na Europa inteira, quando voltei ao Brasil, foi minha vez de receber pessoas na minha casa e na casa dos meus pais. Foi muito gostoso passar os últimos 3 anos tentando ajudar e mostrando o melhor de São Paulo, Vale do Paraíba e Ubatuba principalmente.  Mas o mais confortante foi ouvir que todos sempre gostaram e que estou sendo até indicada como "Guia da cidade São Paulo" para intercambistas.
Assim, praticamente 5 anos depois de ter começado a me preparar para sair do Brasil e, se tudo der certo, preparando-me para sair novamente, decidi escrever alguns posts sobre essa experiência, com a esperança de que seja útil para brasileiros que pretendem fazer ou estejam fazendo intercâmbio na Europa e para intercambistas chegando em São Paulo. Pretendo contar com a colaboração de outros amigos estrangeiros e brasileiros que tiveram experiências diversas. Além disso, buscarei fazer os posts para intercambistas chegando ao Brasil em inglês.

Nenhum comentário: